7 Dicas de pontos turísticos para visitar em Poços de Caldas

pontos turísticos para visitar em Poços de Caldas - Hotel Pousada Icaraí

Quem vem para Poços de Caldas sempre tem inúmeras opções de passeios para todas as idades e gostos, basta escolher o seu predileto!

Com belíssimas paisagens, rodeada por lindas montanhas, Poços de Caldas é muito visitada por pessoas que gostam de rechear os olhos de beleza e suspirar na vista estonteante no alto do Cristo do Redentor e Rampa do Voo Livre.

Neste artigo iremos apresentar alguns dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas e moradores da cidade.

7 Dicas de pontos turisticos para visitar em Poços de Caldas

1. Fonte dos Amores

Neste belo local, cercado por trechos de Mata Atlântica preservada, está localizada a estátua esculpida em mármore pelo italiano Giulio Starace. 

A escultura de um jovem casal, abraçados e nus, é envolta por lendas. Diversas são as versões contadas sobre a história dos apaixonados.

Em uma destas histórias, eles seriam filhos de inimigos políticos, em outra daria conta que o jovem, na verdade, era um padre. 

Em ambas, no entanto, o amor proibido terminou de maneira trágica, com a morte de ambos.

Fato é que Romeu e Julieta, poços-caldenses, cativam turistas interessados em busca de sossego e relaxamento. Mas o local também atrai corações em busca de amor. 

Há quem diga que, se for solteiro(a) e beber a água daquela fonte, rapidinho encontra um(a) companheiro(a).

Depois de visitar a Fonte dos Amores, se você for do clima mais aventureiro, poderá subir a trilha que leva direto ao Cristo Redentor, ou já pode seguir a estrada que leva a Pedra Balão e Cristo Redentor que vamos mostrar logo mais.

2. Pedra Balão

Próxima ao Cristo Redentor, a Pedra Balão é uma formação curiosa de uma grande rocha vulcânica sobre outras menores. 

Um equilíbrio aparentemente insustentável. 

Subir até o topo da pedra, sentir o vento no rosto e a sensação vertiginosa de estar como se voasse em um balão é um espetáculo à parte.

No local, há uma fazendinha, com cavalos que podem ser alugados para passeios e muitos animais. 

Você ainda pode aproveitar uma das mais belas vistas da cidade para admirar o pôr do sol.

3. Cristo Redentor

Localizada no topo da Serra de São Domingos, em uma altitude de 1.686 metros em relação ao nível do mar, a estátua foi inaugurada em 1958. 

O local oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, além de ter lojas de artesanato e lanchonetes.

Uma das maneiras mais divertidas de chegar até o topo é por teleférico. 

O trajeto é um dos mais longos do país, com 1.500 metros de percurso. 

Verifique com antecedência as tarifas para o passeio de teleférico, tanto para adulto quanto para crianças.

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, ainda é possível fazer uma caminhada pela trilha que parte da Fonte dos Amores até o Cristo. 

A depender do seu fôlego, a caminhada dura entre 45 minutos e 1 hora.

Outra opção é utilizar a estrada de acesso, um trecho de, aproximadamente, 3 quilômetros de subida sinuosa. 

A estrada também é acessível para ciclistas, mas não é recomendada para iniciantes. 

De todo modo, é fundamental revisar os freios do veículo para garantir uma descida segura.

4. Rampa de voo livre

Para quem gosta de aventura, logo após o Cristo Redentor, em uma estrada de terra com menos de 1 quilômetro, é possível realizar voos duplos de parapente. 

O local encanta pela vista, um mar de montanhas e um bom gramado para descansar e aproveitar a natureza.

5. Recanto Japonês

Próximo a Serra São Domingos, o Recanto Japonês apresenta resquícios da arquitetura nipônica, com uma casa de chá, fonte dos desejos e um lago artificial com carpas coloridas. 

Os jardins com estilo oriental contam com flores típicas japonesas e uma lojinha onde você pode adquirir incensos, souvenirs e diversos amuletos de sorte típicos do país asiático. 

A paisagem é encantadora e toda a decoração permite fazer fotografias magníficas.

6. Zoo das Aves

Teve início como um criadouro de aves, fundado há aproximadamente 40 anos pelo então empresário Moacyr de Carvalho Dias, na cidade de Poços de Caldas, MG, com o intuito de preservar espécies. 

Em 2017, foi aberto ao público com um conceito de zooparque, extrapolando a noção de zoológico e focando na qualidade de vida e bem-estar dos animais e na educação ambiental.

Com um percurso de aproximadamente 1,5 km, cuja volta é de aproximadamente uma hora e meia, os visitantes imergem nos recintos Mata Atlântica, Amazônia, Fauna Africana, Pantanal e Morada das Araras. 

Além dos recintos de imersão, os turistas passam pelos recintos das Aves Aquáticas, Emas e Emus, Aves do Mundo, Aves Diversas, Flamingos, Grande Lago, entre outros.

O Zoo das Aves conta com quase 2000 aves de aproximadamente 200 espécies distintas. Além de aves, é possível encontrar jabutis, cervos, veados-catingueiros e anta. 

Várias espécies são ameaçadas de extinção e alguns projetos de conservação são desenvolvidos em parcerias com universidades e centros de pesquisa. 

A variedade vegetal que compõe o espaço também é uma atração à parte e, em parceria com o Jardim Botânico de Poços de Caldas, está sendo mapeada e catalogada.

7. Represa Bortolan

Localizada na parte oeste da cidade, logo na entrada da cidade para quem chega através da rodovia Poços de Caldas/ Águas da Prata, a Represa Bortolan tem cinco mil metros quadrados de extensão e conta com vários atrativos às margens, desde clubes, até bares e lanchonetes. 

O turista pode desfrutar de passeios de barcos, escunas, lanchas, jet-ski, pedalinhos e caiaques. O local também é ideal para a prática da pesca e de esportes náuticos.  

O acesso é feito pela Rodovia José Aurélio Vilela, Km 8, de carro ou pela linha de ônibus urbano Bortolan.

Se programou já programou o passeio é hora de reservar sua hospedagem!

O Hotel Pousada Icaraí fica à beira dessa belíssima represa, contando com uma área para pescar e também bem próximo ao hotel pousada, há vários passeios, como escuna, pedalinhos, jet ski, lancha; tudo isso para uma completa diversão!

Teremos o prazer em atender você, faça já a sua reserva conosco via whatsapp!